Como conseguir novos clientes para atendimento on-line

Diante do cenário trazido pelo coronavírus, psicólogos, terapeutas e outros profissionais liberais estão oferecendo suas consultas de forma online. É uma medida necessária para evitar que os pacientes e os próprios profissionais saiam na rua, reduzindo assim as chances de exposição ao COVID-19. Contudo, essa nova realidade traz muitas dúvidas e incertezas ao profissional. Entre elas está a dúvida de como atrair novos clientes nesse novo cenário.

Apesar de ter suas particularidades, o atendimento do profissional liberal segue algumas regras similares ao de qualquer negócio. Seus pacientes se comportam como clientes em qualquer outro mercado e, portanto, é possível pensar nas estratégias de marketing mais eficazes para manter a prática movimentada durante o período de quarentena.

Para te ajudar, abaixo explicamos quais são essas estratégias e te ajudamos a montar a sua para atrair novos cliente para o consultório! Vamos lá?

 

O cliente 2.0: como as pessoas se comportam no mundo digital

Vender algo atualmente, seja um produto ou um serviço, é muito diferente do que o era há 15 anos. O cliente de hoje, conhecido como cliente 2.0, tem em mãos uma gama de informações que utiliza para tomar uma decisão informada. Isso significa que, antes de gastar seu dinheiro, ele ou ela quer ter certeza de que está gastando em algo que realmente vale a pena. Para isso, ele(a) pesquisa na internet e procura a opinião de quem já usou o produto ou serviço que deseja.

Falando especificamente dos profissionais liberais, a coisa não mudou muito, mas se potencializou. Se antigamente, para achar um profissional de confiança, os clientes perguntavam a conhecidos, como familiares e colegas de trabalho, hoje eles fazem o mesmo, mas com a possibilidade de conversar com pessoas que nem conhece ou ler conteúdos de várias fontes para saber se aquele profissional é realmente bom ou não.

Para isso, eles usam a internet.

Marketing para o consultório: as possibilidades da internet

A internet mudou a forma como o marketing é feito. Ela trouxe inúmeras possibilidades para o profissional mostrar seu trabalho e atrair novos clientes para o consultório. Mas quais são elas?

Como falamos, o cliente de hoje quer ter certeza de que seu dinheiro está sendo bem gasto. Isso significa que ele não medirá esforços para procurar reviews e informações sobre onde conseguirá o melhor atendimento. E onde ele procura isso? Acertou quem disse no Google.

Isso mesmo. Os cliente utilizam mecanismos de pesquisa para encontrar “psicólogo em Belo Horizonte” ou “personal trainner em Curitiba”. E quem eles escolherão quando encontrarem uma série de respostas à sua pesquisa? Aqueles que aparecerem nos primeiros resultados e que parecerem mais confiáveis.

É aqui que entram as novas estratégias de marketing. Para conseguir isso, é preciso pensar em como ser útil online a quem possivelmente precisa dos seus serviços e como usar técnicas para que a sua página (é essencial que você tenha uma) apareça entre os primeiros resultados quando ele pesquisar profissionais da sua área.

Abaixo, você encontrará as três principais táticas de marketing digital que pode usar para seu consultório hoje:

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é fornecer conteúdo relevante para para que seus clientes em potencial se apaixonem por você antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente. Isso significa falar sobre coisas que resolvam possíveis dores de quem pode consumir seu serviço. Por exemplo, para um psicólogo isso pode significar produzir um texto mostrando os benefícios da terapia para quem procura o tratamento. Seu conteúdo o posiciona como uma autoridade confiável e você se destaca da multidão com seu marketing.

2. Mídia social

As pessoas estão cada vez mais investindo nas mídias sociais, gastando mais tempo com isso por dia e consumindo mais informações das mídias sociais. Espera-se que isso continue e você deseja estar onde seus potenciais clientes estão. Por isso, produzir conteúdo relevante com o marketing de conteúdo e promovê-lo com suas mídias sociais é fundamental.

3. SEO

Não basta apenas escrever conteúdo: você precisa otimizá-lo para que o Google o reconheça como um conteúdo relevante para o usuário. Isso é feito por meio do SEO (Search Engine Optimization), uma técnica de otimização que considera colocar palavras-chaves para sua área em destaque tanto no seu site quando nos posts que publica. Por exemplo, um personal utilizaria palavras e termos como “treinamento com personal”, “como escolher um personal”, entre outros para que, quando alguém pesquisar esses termos no Google, seu conteúdo seja o primeiro a aparecer.

Pronto. Agora você conhece as principais técnicas para atrair novos clientes online.  Precisa de ajuda para aparecer mais na internet?

Entre em contato conosco e agende uma conversa com um dos nossos representantes!

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