Como e por que investir em marketing para o seu consultório

Um dos grandes desafios dos profissionais liberais da área da saúde é conseguir destacar seu consultório em meio a tantos outros existentes, fazendo com que as pessoas tenham conhecimento do serviço e do atendimento que oferece. O fato é que de nada adianta você investir em boa localização, valores competitivos de consulta, padrão de atendimento, infraestrutura… E não considerar o marketing essencial no dia a dia do seu negócio. Ele também é um dos pilares da administração, assim como a gestão de pessoas, finanças, contabilidade etc. Sem o marketing, a gestão fica incompleta, e, portanto, seu consultório não consegue andar.

E não pense que ele se resume apenas a vender um produto ou serviço. Sua definição é mais abrangente, porém destaca um ponto: as necessidades do cliente. Elas são inerentes ao ser humano, portanto, não é o marketing quem as cria, apenas tem a capacidade de perceber essas carências e despertar o desejo para supri-las. Nesse sentido, uma definição bem interessante é do The Chartered Institute of Marketing: “processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente com lucro”.

Como e por que investir em marketing para o seu consultório

Investir em marketing é fundamental para atrair atenção, construir e consolidar sua imagem diante de seu público, gerar proximidade e identidade entre seu consultório e seus clientes, facilitar a comunicação e criar um relacionamento de confiança. Um marketing bem feito dará visibilidade ao seu negócio, proporcionará o crescimento do seu consultório e você ainda poderá ser reconhecido pela qualidade do seu atendimento.

E como fazer isso?

Código de ética para investir em marketing para seu consultório

Antes de iniciar qualquer divulgação do seu consultório ou serviço, conheça o código de ética da sua área, pois ele costuma estabelecer algumas regras como, por exemplo, proibir propagandas sensacionalistas ou que possam confundir ou constranger o cliente. Isso evita punição pelo conselho de sua classe profissional.

Internet

Mais do que nunca, precisamos estar “digitalmente ativos” hoje em dia. Isso significa marcar presença nas redes sociais, ter um site confiável, de fácil navegação e que permita entrar em contato com seu consultório facilmente. Aproximadamente 46% dos usuários de internet no Brasil procuram por informações médicas e por serviços de saúde na rede mundial de computadores. O Google, maior mecanismo de pesquisa on-line, funciona como uma espécie de catálogo virtual e permite que você encontre facilmente tudo o que precisa, inclusive profissionais e consultórios. Portanto, invista na sua presença digital e em conteúdos de qualidade.

Conteúdos

Você consegue marcar presença na internet oferecendo conteúdos atualizados e do interesse do seu público. Neste período de isolamento social, as Lives no Instagram, por exemplo, tornaram-se uma importante ferramenta para compartilhar conhecimento, fazer networking e ainda vender seu produto ou serviço. Outra estratégia é produzir infoprodutos de qualidade, como e-books com dicas de relacionadas a sua especialidade. Demonstrar seu conhecimento torna-o uma autoridade no assunto, as pessoas começarão a segui-lo e ter você como referência. Um conteúdo bem produzido associado a palavras-chave ajuda conquistar mais olhares para seu consultório.

Anúncios

Em outro texto aqui no blog falamos como a internet democratizou o acesso à propaganda. Hoje, você consegue fazer anúncios em ferramentas de busca, redes sociais e até mesmo em outros sites. E ainda consegue segmentar o público, fazendo com que o anúncio apareça onde, quando e para quem você deseja ser visto e por preços acessíveis. 

Marca

Seu consultório tem uma identidade visual? Se você nem sabe o que é isso, é importante entender. Trata-se de um conjunto de elementos visuais escolhidos para representar a sua marca. Compreende o logotipo, a tipografia, as cores selecionadas e todas as aplicações desses elementos em diferentes materiais, como receituários, cartões de visita, ou até sinalização externa do consultório. Para elaborá-la, é necessário identificar, primeiro, quais são os valores que o seu consultório ou você quer transmitir. Ter uma marca forte, confiável e que seja lembrada é um diferencial em qualquer setor. Para o seu negócio é ainda mais importante, pois seus serviços e atendimentos mexem diretamente com a percepção de confiança dos seus clientes em relação ao seu consultório e a sua marca.

Atendimento

Abordamos este assunto, também, em outro texto aqui no blog. O seu atendimento precisa criar uma experiência significativa para seus clientes, a ponto de eles saírem de cada consulta falando “uau!”. Dedique uma atenção ímpar, mantenha contato alguns dias após a consulta para saber como seu cliente está, envie um lembrete via SMS ou WhatsApp antes da consulta. Seja criativo! Esses detalhes fortalecem e transmitem maior confiança em seu consultório e em você enquanto profissional.

Relacionamento

A forma mais eficaz de fazer marketing é investindo em relacionamento. Isso ajuda a fidelizar os clientes, criando um vínculo para que ele se lembre do seu trabalho e o divulgue para outras pessoas (o famoso “boca a boca”). É comprovado que reter um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo. Isso significa que concentrar esforços em estabelecer uma boa comunicação e relacionamento é essencial. Existem diversas plataformas que auxiliam no contato com clientes.

Qual dessas estratégias de marketing você vem adotando no seu consultório? E qual você acredita que é mais adequada a sua realidade?

Seja como for, saiba que a Resolvve pode apoiá-lo da melhor forma.

Continue acompanhando os textos aqui no blog e sugira assuntos que são do seu interesse.

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