PSICÓLOGOS, MÉDICOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS: POR QUE INVESTIR EM ANÚNCIOS PAGOS PARA O SEU CONSULTÓRIO?

Um dos bordões mais conhecidos no mundo dos negócios é “quem não é conhecido não é lembrado”. Verdade seja dita, a propaganda ajuda bastante no aumento das vendas e no conhecimento das empresas.

A pandemia do COVID-19 gerou um grande desafio para os profissionais liberais conseguirem divulgar o seu trabalho, forçando-os a buscar novas maneiras de se destacar.

Entre elas, a criação de um site e a oferta de consultas online durante a quarentena são fundamentais. Mas como fazer com que os clientes em potencial encontrem sua página em primeiro lugar?

Anúncios pagos: a nova forma de propaganda

A internet democratizou o acesso à propaganda. Se antes era quase impossível para um pequeno consultório ter um anúncio no rádio ou TV, devido ao altos preços, hoje os anúncios pagos na internet possibilitam ao profissional liberal estar onde seu cliente está.

Você já reparou que, ao pesquisar algo no Google, os primeiros resultados vêm com uma marcação de “anúncio”? Esses são os anúncios pagos do Google, ou Google Ads. Basicamente, as empresas pagam para aparecer nos primeiros resultados quando o usuário pesquisar algo referente ao produto ou serviço dela.

Por exemplo, um oftalmologista do Rio de Janeiro pagaria para que seu consultório apareça na frente quando alguém pesquisar por “oftalmologistas no Rio”.

Mas por quê? O grande segredo dos anúncios pagos é que eles fazem seu consultório aparecer no momento em que um cliente em potencial mais precisa dos seus serviços. Eles te colocam no radar dos consumidores.

É possível fazer anúncios pagos em outras plataformas, como nas redes sociais. Facebook e Instagram são as mais utilizadas. Nesse caso, os anúncios podem ser bastante segmentados, aparecendo para pessoas que se encaixam no perfil do seu público-alvo. Abaixo, vamos mostrar melhor como isso funciona.

Anúncios pagos em ferramentas de busca

O investimento em anúncios pagos para ferramentas de busca segue alguns critérios para o aparecimento e destaque do mesmo. Certas mudanças foram sendo realizadas ao longo dos anos e a forma de conquistar seu espaço na internet mudou consideravelmente.

Para a divulgação em ferramentas de busca como o Google, por exemplo, não basta mais somente fazer o anúncio e pagar um valor específico para conseguir cliques e divulgação. As plataformas utilizam métodos de ranqueamento para definir se aquele anúncio é relevante para a pesquisa, se possui conteúdo interessante, palavras chave etc.

Plataformas parceiras também são utilizadas nesse tipo de divulgação. Um blog que faça matérias sobre oftalmologia, por exemplo, e que tenha espaço aberto para divulgação de banners de propaganda, pode ser escolhido pelo Google para divulgar uma clínica que tenha feito anúncio pela ferramenta.

Anúncios pagos em redes sociais

Os anúncios em redes sociais funcionam de forma semelhante às ferramentas de pesquisa, no entanto a quantidade de informações coletadas pelas redes e a possibilidade de segmentação é consideravelmente maior. Por consequência, os anúncios nas redes sociais podem trazer resultados mais concretos quando a segmentação é feita de forma correta.

Para se cadastrar em uma rede social, o usuário precisa preencher diversos dados, que são usados posteriormente para que os anúncios certos apareçam em sua timeline. Voltando ao nosso exemplo do oftalmologista no Rio, o anúncio do seu consultório só apareceria para moradores da capital carioca, por exemplo.

Embora as redes sociais não sejam especificamente uma ferramenta de compras ou divulgação de produtos e serviços, algumas delas, como Facebook e Instagram, já oferecem aos perfis comerciais a possibilidade de criar links que enviam para a página de contato do consultório, por exemplo.

Como anúncios podem ajudar o seu negócio?

A propaganda sofreu diversas mudanças ao longo dos anos e muitos se beneficiaram com os investimentos feitos em anúncios na internet. É necessário que haja um investimento um pouco mais complexo, com criação de conteúdo que atraia os consumidores online para conhecer a sua clínica.

A ajuda de profissionais qualificados pode ser relevante para traçar uma estratégia e mostrar o melhor caminho para ter sucesso por meio de anúncios digitais. É importante no entanto, conhecer o seu mercado para saber qual o tipo de informação é mais procurada no seu ramo de atuação e dessa forma identificar reais possibilidades de divulgação.

Para clínicas e consultórios, o investimento em anúncios pagos deve seguir uma estratégia que leve conteúdo aos pacientes, mesmo que por meio de outros portais de informação de relevância.

Dessa forma a clínica ou consultório conseguirá a atenção daqueles que realmente buscam algum tipo de informação ou até mesmo atendimento de saúde e as chances de ocorrer um primeiro contato podem ser significativamente maiores.

Quer aprender mais sobre como fazer seu consultório se destacar? Entre em contato conosco e converse com um consultor da Resolvve!

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