QUE TIPOS DE EXPERIÊNCIAS SEU ATENDIMENTO PROPORCIONA?

A gestão de um consultório envolve, também, a qualidade no atendimento prestado, que é primordial para o sucesso em longo prazo. E isso diz respeito à forma como você se relaciona com seus clientes antes, durante a após cada consulta. E não pense que basta receber bem, ser cordial, realizar um bom tratamento que está resolvido. Atendimento é um processo. Sendo assim, requer planejamento, investimento e melhoria contínua.

Independentemente do seu segmento de atuação, você precisa se preocupar com a experiência do usuário, um termo que está muito em alta no mercado. Ele vem do inglês user experience (UX) que é um conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço, gerando uma percepção positiva ou negativa. Envolve aspectos afetivos, significativos e valiosos na sua relação com os clientes e que vai desde o primeiro contato, seja por qual meio for, até o tratamento que eles terão após sair do seu consultório. Essa experiência é fundamental na construção de uma relação de confiança e cordialidade.

Para isso, a regra de ouro é:

Surpreender sempre!

Seu cliente precisa sair do seu consultório falando “uau, por essa eu não esperava!”. Portanto, comece com a pontualidade. Tempo é um bem muito precioso e saber aproveitá-lo torna-se um diferencial, além de ser uma ótima maneira de causar uma boa primeira impressão. E falando nisso, cuide da sua aparência, vestindo-se adequadamente, mantendo o local de trabalho limpo e organizado, utilizando equipamentos de ponta. Pratique a escuta afetiva, que é a capacidade de ouvir de forma atenta, isenta e empática. Isso vai ajudar a encontrar soluções assertivas para os problemas dos seus clientes. E tenha cuidado especial após o atendimento, oferecendo um suporte para cada um deles, de acordo com a necessidade. Esse é um grande diferencial que muitos consultórios não têm.

E para conquistar ainda mais, você pode apostar em oferecer mimos;

Curadoria de conteúdos sobre o(s) problema(s) que seu cliente tem

Porque se você não fizer isso, ele vai procurar no Google e pode encontrar informações equivocadas – ou até mesmo ir parar no concorrente! -, portanto, mostre as fontes certas e críveis; tenha um canal de comunicação exclusivo por meio do qual você pode oferecer dicas, orientações e a própria curadoria de conteúdos – crie uma espécie de “clube VIP” para seus clientes se sentirem privilegiados e únicos.

E mesmo se esforçando para proporcionar uma experiência incrível, alguns podem ter uma percepção negativa, gerando reclamações. Tudo bem! Faz parte. Encare as críticas como uma oportunidade de melhorar seu atendimento. Se possível, dê um retorno a quem reclamou, pedindo desculpas e oferecendo uma nova oportunidade para fazer diferente e proporcionar uma nova experiência.

Leve sempre em consideração que você está lidando com pessoas e isso exige tato, sensibilidade, atenção e empatia. Estabeleça uma relação humanizada, no qual o objetivo é promover a saúde e a qualidade de vida. Atender bem precisa ser um estilo de vida seu aplicado a todos a sua volta – clientes, pacientes, fornecedores, funcionários, vizinhos, parceiros… Isso contribui para a melhor forma de propaganda – a boca a boca.

Com uma atitude carinhosa, profissional e acolhedora, você ganhará clientes fiéis, aperfeiçoando e elevando a qualidade do atendimento em consultórios.

Se gostou desse texto, compartilhe!

Continue acompanhando nosso blog e sugerindo assuntos que são do seu interesse.

Até a próxima!

Fechar Menu

Não encontrou o material
que gostaria?

Cadastre seus dados abaixo e receba novos conteúdos sobre gestão financeira.