REGIMES DE COMPETÊNCIA E DE CAIXA – POR QUE PRECISO SABER DISSO PARA O MEU CONSULTÓRIO?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já teve a impressão de ter trabalhado muito em um mês, mas o dinheiro que está na conta bancária não corresponde à quantidade de atendimentos que realizou?

Este é um dos motivos pelos quais você precisa controlar e saber fazer o registro do seu fluxo de caixa, garantindo, assim, o sucesso financeiro do seu consultório.

Por exemplo: você realiza consultas em um mês, mas elas não necessariamente serão pagas neste mesmo período. Então, como fazer este registro: quando ela foi feita ou quando o dinheiro cair na conta?

Os regimes de competência e o de caixa vão esclarecer isso.

No regime de competência, o registro é feito no dia da consulta. Ou seja, será lançado, em sua contabilidade, o valor do atendimento na data em que foi realizado. Você também pode registrar as despesas usando o mesmo princípio – na data em que foram feitas. Por este regime, você consegue visualizar tudo o que acontece no mês, assim é possível saber quanto o consultório está produzindo e qual lucro está obtendo após deduzir os custos e os impostos (os quais são apurados dentro do mês, quando a nota fiscal é emitida). Em outras palavras, este regime mostra quais são seus resultados, a viabilidade do seu negócio – e se ele faz sentido – e a sua produtividade.

Por outro lado, o regime de competência não leva em consideração como está seu caixa de fato. Isso quer dizer que realizar uma consulta não é garantia de receber o dinheiro e que, portanto, você pode acabar sem fundos para pagar as despesas do mês. E aí é recomendável o regime de caixa.

Nele, o registro da consulta é feito no mês em que o dinheiro cai na sua conta.

Se o atendimento foi feito em Março, mas o cliente só pagou em Abril, o lançamento fica neste mês e não naquele. E você só vai pagar o imposto também no mês de recebimento e não antes de ter o dinheiro em caixa, como é no regime de competência. Os pagamentos feitos pelo consultório também seguem a mesma regra de lançamento – quando, de fato, são realizados. Exemplo: você comprou um novo equipamento e dividiu o valor em prestações. O registro será feito mensalmente, de acordo com o pagamento das parcelas. Da mesma forma, uma conta que foi paga no mês seguinte ao seu vencimento, também será registrada no momento em que o dinheiro sai da conta, e não quando era devida.

O regime de caixa mostra se seu negócio possui liquidez (capacidade de pagar seus compromissos) e se ele está sendo lucrativo.

Como o próprio nome já diz, é ele que demonstra, exatamente, quanto de dinheiro entra e sai da conta do seu consultório. Isso é importante porque não basta, apenas, saber se suas entradas estão sendo maiores do que as saídas, mas também é preciso enxergar o seu capital de giro, ou seja, se o consultório possui dinheiro para pagar as contas no momento em que elas são devidas. Por exemplo, caso um cliente pague uma consulta em atraso, você pode ficar sem caixa para pagar o aluguel na data de vencimento, gerando multas que deverão ser registradas no mês de competência.

No lado das desvantagens, o regime de caixa impossibilita medir o resultado operacional do consultório.

Você pode estar perdendo oportunidades de crescimento sem ver se é possível render mais nas suas horas de trabalho. Também costuma proporcionar uma falsa impressão de lucratividade. Se um cliente paga três meses de consulta à vista, você pode achar que está com muito caixa, sem visualizar que precisa desse dinheiro para manter as operações por mais um período.

Se os dois regimes têm vantagens e desvantagens, qual é o mais recomendado para fazer meu fluxo de caixa?

Ambos se complementam. Portanto, é importante saber utilizá-los para ter o controle efetivo da comprovação de pagamento de cada cliente e das entradas e saídas do seu consultório, pois isso é fundamental para garantir que os registros sejam feitos da forma correta – e você tenha uma gestão financeira adequada.

A Resolvve está aqui para ajudá-lo com isso! Entre em contato conosco e saiba como!

Para receber uma avaliação gratuita do seu consultório. Clique no botão verde e um de nossos consultores entrará em contato em no máximo 01 dia útil para lhe ajudar!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Fechar Menu

Não encontrou o material
que gostaria?

Cadastre seus dados abaixo e receba novos conteúdos sobre gestão financeira.